O Controversas é um evento organizado semestralmente pelo Departamento de Comunicação Social da UFF e acaba de se tornar um projeto de Extensão. O nome é uma brincadeira com as palavras conversas e controvérsias e foi escolhido por alunos e professores do setor de Jornalismo.
Aberto a alunos e professores da Universidade e a visitantes externos, tem o objetivo principal de aproximar os alunos de Jornalismo da realidade do mercado da profissão e fomentar discussões acerca do que se produz.
Neste ano, o Controversas trará o tema “Grande Reportagem: jornalismo que não cabe em 140 caracteres”, nos dias 4, 5 e 6 de março, no auditório Macunaíma, Bloco B, Campus Gragoatá, das 16h às 21h.
O departamento já promoveu quatro edições do evento. A primeira edição ocorreu em novembro de 2010, e teve como tema “A cobertura política no cotidiano e em anos de eleição”. A segunda levou o título “Controversas Travessias Fotográficas” e aconteceu em junho de 2011. A terceira edição teve como tema “A reportagem de Cidade e de Ciência, duas faces do trabalho jornalístico”. “Caminhos no Jornalismo Cultural” foi o mote do evento realizado em junho de 2012.
A cada ano, o departamento promove uma edição “completa”, com diferentes mesas temáticas, e uma reduzida, que ocorre em apenas um dia e é composta por ex-alunos com experiências interessantes a compartilhar sobre suas vivências no mercado.
O seminário tem trazido outro ganho importante para ao curso, que é proporcionar o engajamento de nossos alunos em atividades práticas relacionadas a diferentes disciplinas. Os alunos abastecem o blog criado para o evento com reportagens sobre os temas em discussão, realizam a produção e cuidam da divulgação nas redes sociais, além de fazerem a cobertura televisiva, a divulgação externa e as entrevistas com os convidados.
Parte significativa dos professores do curso tem se engajado no evento, não só pautando atividades, mas também convidando palestrantes, mediando mesas e contribuindo na organização. A coordenação é da professora Larissa Morais, com o apoio do professor Ildo Nascimento, que cuida da programação visual do evento desde a primeira edição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário