I Prêmio Controversas

O Controversas tem sido marcado por uma troca de experiências e inquietações entre jornalistas, alunos e professores. O objetivo é estimular quem estuda na UFF a enxergar possibilidades no mercado e se desenvolver profissionalmente. Mais do que “cumprir tabela”, a semana de jornalismo pretende fazer a diferença na formação dos estudantes. Prova disso é a novidade da próxima edição do evento: o I Prêmio Controversas de Reportagem. Idealizado para reconhecer e estimular  o bom trabalho dos estudantes, o Prêmio é lançado como marca de um evento que promete ter vida longa no calendário da Universidade. Mais que isso: o Prêmio é prova de que o Controversas rejeita o imobilismo e quer merecer, cada vez mais, o carinho de quem escolheu a UFF como casa para sua formação.
Leia abaixo o regulamento do concurso:
REGULAMENTO DO PRÊMIO CONTROVERSAS UFF DE REPORTAGEM
1. Do objetivo do prêmio
O I Prêmio Controversas UFF de Reportagem tem por objetivo estimular a produção jornalística dos alunos do curso de Comunicação Social/Jornalismo, a partir de um concurso de reportagens em linguagem escrita com tema livre, que serão premiadas na edição 2013 do Controversas.

2. Das condições de participação
Qualquer aluno regularmente inscrito no curso de Comunicação Social (habilitação emJornalismo) da UFF pode participar do concurso.

3. Da formatação do texto
Os textos deverão ser formatados em fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5. O título deverá ser apresentado em negrito, centralizado e com tamanho 15. A matéria poderá ter uma ou mais retrancas. O tamanho deve variar entre 5 mil e 10 mil caracteres com espaços. O texto deverá ser enviado sem assinatura.

4. Da inscrição
Os interessados em participar da seleção deverão enviar a reportagem para o endereço premiocontroversas@gmail.com.  Todos os inscritos receberão uma resposta por e-mail confirmando o recebimento da reportagem ou informando eventuais falhas. Serão aceitos textos individuais produzidos especialmente para a premiação ou elaborados anteriormente, desde que não sejam anteriores ao ano de 2012. As matérias poderão ter sido publicadas em veículos universitários, como o Cadernosde Reportagem e O Casarão, entre outros, mas não em veículos comerciais.No corpo da mensagem, o aluno deverá, obrigatoriamente, incluir as seguintesinformações: 1) nome completo, 2) período, 3) matrícula e 4) título da reportagem. A reportagem deve ser anexada em formato Word. O período de inscrição vai de 28 de janeiro a 22 de fevereiro de 2013. É vedada a participação de membros da comissão organizadora do Controversas 2013. É permitida a inscrição apenas de uma reportagem por aluno. Os participantes, ao realizarem sua inscrição e receberem a validação de sua participação no Prêmio, manifestam sua total concordância com este Regulamento.
  
5. Da seleção
As reportagens serão selecionadas por uma banca constituída por professores e/ou jornalistas indicados pelo setor de Jornalismo do curso de Comunicação Social. Os textos serão avaliados sem assinatura, a fim de garantir a lisura do processo.Serão desclassificadas as reportagens que contenham informações que não correspondam à realidade, bem como matérias que sejam fruto de plágio ou que tragam conteúdo que possa levar à materialização de preconceitos. Também serão desclassificadas matérias que já tenham sido publicadas em desconformidade com o item 4 do regulamento. A comissão de avaliação levará em consideração os seguintes itens:


  • Diversidade e relevância das fontes consultadas;
  • Investigação de fatos, dados, estatísticas e outras informações verídicas e relevantes ao público em geral;
  • Qualidade e clareza do texto;
  • Originalidade e/ou relevância da pauta da reportagem;
  • Todas as demais condições de participação estabelecidas neste regulamento.
6. Da Comissão Organizadora
A promoção do Prêmio está sob a responsabilidade da equipe de organização do Controversas 2013, formada por alunos participantes da disciplina Atividades em Projeto de Extensão VII. A coordenadora do Prêmio e do Controversas 2013 é a Professora Larissa Morais.

7. Da premiação
Serão oferecidos dois prêmios às melhores reportagens.

7.1. Prêmio Controversas
1º lugar: certificado de premiação
2º lugar: certificado de premiação
3º lugar: certificado de premiação

7.2 Prêmio Contribuição Discente
Os alunos que compõem a Comissão Organizadora do prêmio oferecerão aos vencedores uma premiação material, além do certificado do curso deComunicação Social, sendo de exclusiva responsabilidade deles a obtenção de recursos para a compra dos itens listados abaixo:
                               1º lugar : um e-reader Amazon Kindle
                               2º lugar: um gravador de voz
                               3º lugar: o livro “Dez reportagens que abalaram a ditadura”, de Fernando Molica

8. Das dúvidas e casos omissos
Eventuais dúvidas em relação ao Prêmio deverão ser enviadas ao endereço premiocontroversas@gmail.com.Os casos omissos serão resolvidos pela comissão organizadora do Controversas 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário