Perfis



4 DE MARÇO



MESA 1: A REPORTAGEM INVESTIGATIVA (16h às 18h30)



- Alan Gripp 
Jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense, Alan Gripp já ganhou com dois Prêmios Esso, um Embratel e um AMB, além do Prêmio Ibero-Americano. No jornal O Globo, fez reportagens investigativas que resultaram em denúncias contra políticos e instituições fluminenses e brasileiras. Atualmente ocupa o cargo de secretário de redação do jornal Folha de São Paulo. 

- Elvira Lobato
Uma das mais premiadas jornalistas brasileiras, Elvira é vencedora de Prêmios Esso, Embratel, Grande Prêmio Folha de Jornalismo e Prêmio CNT de Jornalismo. Especializou-se em Economia e, posteriormente, em Tecnologia e Telecomunicações. Atuou, entre outros veículos, no Jornal do Brasil, na Folha da Manhã e na Folha de São Paulo – onde foi repórter especial de 1992 a 2012. 

- Francisco Regueira
Repórter investigativo do Fantástico há 5 anos, Francisco Regueira começou na Rede Globo em 2004, ainda como estagiário. Atuou nos principais jornais da emissora, como o Jornal Hoje, Jornal da Globo e Jornal Nacional. Venceu três Prêmios Nacionais de jornalismo da Confederação Nacional dos Transportes, dois Prêmios Tim Lopes e foi indicado a um Emmy Awards, maior premiação da televisão mundial.

- Antônio Werneck 
Antônio Werneck é repórter da editoria Rio do jornal O Globo há 22 anos. Cobre a área de Polícia e Segurança Pública e já ganhou três prêmios Esso de Jornalismo na categoria Regional Sudeste. Começou sua carreira trabalhando no jornal O São Gonçalo. Pouco depois foi para O Fluminense, onde atuou nas áreas de Política e Geral, e foi chefe de reportagem. Em 1990 passou pelo Jornal do Brasil cobrindo Cidade e no mesmo ano foi contratado pelo Globo.



MESA 2: A COBERTURA DE GRANDES EVENTOS

- Paulo Henrique Ferreira
Paulo Henrique é formado em Jornalismo pela PUC de Campinas e tem mestrado em Ciências e Mídia e Novas Tecnologias pela Universidade de São Paulo. Atualmente é gerente-executivo de Mídia Digital no Grupo LANCE!, onde responde pela unidade de Negócios Digitais (web, mobile e TV). Antes de ir para o LANCE!, atuou no mercado digital brasileiro, desde 2000, para empresas de móveis e web. Foi professor de Jornalismo na PUC-Campinas e é co-autor de quatro livros acadêmicos sobre mídia digital, publicados no Brasil. Possui diversos textos acadêmicos publicados, como Jornalismo & Mídias Digitais: um novo papel além das redações, de 2011, e Eu Mídia, de 2008.

 - Dario Leite
Dario Leite se formou em Jornalismo pela UFF, em 1992. Trabalhou na TV Manchete por quatro anos até se transferir para o Sport TV. Mais tarde, mudou-se para a Rede Globo, onde permaneceu por 13 anos, em diferentes funções. Integrou a equipe de programas como o Globo Esporte e o Jornal Nacional. Foi chefe de reportagem durante as Copas do Mundo de 2002 e 2006 e nas Olimpíadas de Pequim, em 2008. Em 2009, foi contratado pela Rede Record, assumindo a função de editor de esporte. Atualmente é chefe de redação da TV Record.

- Aydano André Mota
Aydano André Motta tem 45 anos e 24 de profissão. Nascido em Niterói, atuou em alguns dos principais veículos da imprensa brasileira, como o jornal Jornal do Brasil, Veja e Istoé. Trabalhou, também, no jornal O Dia e ingressou no Globo em 1992. Pesquisador da história e do cotidiano das escolas de samba, é autor do livro "Troféus da Mangueira" e roteirista do documentário "Mulatas! Um tufão nos quadris". Editor do site da coluna de Ancelmo Gois, no O Globo, escreve no jornal sobre Carnaval, Cultura e Cidade. Por quatro anos, foi comentarista dos canais Sportv e do PFC. Colabora com publicações de todo o país, como Marie Claire, Vogue RG, Rio, Samba e Carnaval e Revista ESPN.

- Fabiana Guimarães Lavinas          
Profissional com ampla expertise na área de eventos e mídia e na elaboração de planos estratégicos para clientes. Integra a equipe Approach, desde 2003. É responsável pelo gerenciamento de imprensa do Rock in Rio, tanto de assessoria quanto de operação, tendo elaborado o planejamento estratégico de comunicação com a imprensa do evento realizado em 2011 e participado das ações das edições em Lisboa e Madri desde 2008. Liderou a equipe de imprensa da Approach no lançamento, em janeiro de 2011, da logomarca da Jornada Mundial da Juventude, evento a ser realizado em 2013 no Rio de Janeiro com a participação do Papa.Trabalhou ainda em diversos outros eventos: Rock in Rio Lisboa (2012); Ironman Brasil Telecom / Florianópolis (2004); Show Jack Johnson (2007); Roda Skol (2008); Roda Rio 2016 (2009); Carnaval de Rua 2010, 2011 e 2012; e Red Bull Air Race (2010). Em redação, teve passagens pela TV Bandeirantes, TV Record e Diário Lance!, entre outros. Trabalhou ainda na Exclusive Comunicação.

5 DE MARÇO

MESA 1: JORNALISMO E LITERATURA

- Isabel Clemente
A jornalista carioca Isabel Clemente é editora da Revista Época do Rio de Janeiro. Começou a carreira em 1995, como repórter de economia da sucursal do jornal DCI, de negócios e finanças. É formada pela PUC-RJ e tem passagem por grandes veículos de comunicação, como o Jornal do Brasil e a Folha de S. Paulo, além de experiência como correspondente internacional em Londres, Inglaterra, pela Folha.  Isabel é vencedora de alguns prêmios de jornalismo, entre eles o Prêmio Onip, com menção honrosa pela matéria “De comprador a vendedor”; o Prêmio Caixa, categoria jornalismo impresso, pela reportagem “Elas morreram de parto”; e o Prêmio Alexandre Adler de jornalismo em saúde pela matéria “Aborto: Sim ou não?”.

- Plínio Fraga
Plínio Fraga formou-se em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Minas Gerais, em 1987, e é mestre pela mesma instituição. Trabalha como repórter do jornal O Globo desde outubro de 2012. Na Folha de S. Paulo, atuou como repórter, editor-assistente, editor-adjunto, editor e repórter especial, sempre na área de Política. Deixou a Folha em janeiro de 2001 para ser editor de Política do Jornal do Brasil, mas retornou meses depois para cobrir a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência. Trabalhou, também, na revista Piauí, como repórter especial. Tem artigos no livro “Zum”, publicado em 2012.

- Mariana Filgueiras
Mariana Filgueiras de Souza tem 31 anos e é repórter da Revista O Globo, desde 2011. Também colabora eventualmente para a revista Piauí. É formada em Jornalismo pela UFF, onde cursou também uma pós-graduação em História Contemporânea. Em 2010, concluiu mestrado em Literatura Comparada pela Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha. Iniciou a carreira como estagiária da sucursal carioca da TV Bandeirantes, em 2003. Foi também trainee do Estado de S. Paulo e repórter do Jornal do Brasil, onde passou por diferentes editorias, e organizou curadorias de exposições sobre música e literatura.  Em 2009, após uma reportagem sua sobre o sumiço do cantor Belchior ganhar repercussão nacional, recebeu o convite para integrar a equipe do Fantástico, da TV Globo, onde ficou por um ano. Mariana ganhou, em 2009, um concurso de Jornalismo Literário da Revista Bravo!. Levou, também, o IV Prêmio de Jornalismo Mário Pedrosa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em 2011, com a reportagem “Guardiões do samba”, e o I Prêmio CNPG de Jornalismo, na categoria Revista, em 2012, com a matéria “Um pai para chamar de meu”.


MESA 2: A ARTE DA ENTREVISTA

- Geneton Moraes Neto
Geneton é considerado um dos maiores entrevistadores do país. É repórter da Rede Globo há 23 anos, tendo atuado, anteriormente, no Diário de Pernambuco e no Estado de São Paulo. Possui 11 livros publicados, a maioria resultante de entrevistas que realizou ao longo da carreira. Ganhou o Prêmio Embratel de Telejornalismo de 2010 pelas entrevistas com os generais Newton Cruz e Leônidas Pires Gonçalves, exibidas no programa Dossiê Globo News. Dirigiu, em 2010, o documentário Canções do Exílio sobre o período em que grandes personalidades brasileiras viveram no exílio em Londres, decorrente da ditadura militar. Este ano, lançou o documentário “Garrafas ao Mar: a víbora manda lembranças?”, sobre o jornalista Joel Silveira.

- Regina Zappa
A carioca Regina Zappa é formada em Literatura pela Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, e começou no jornalismo como estagiária do Jornal do Brasil, em 1976, onde ficou até 1999. Na editoria internacional, cobriu importantes eventos, como o funeral de Agostinho Neto, em Angola, e o golpe militar contra Mikhail Gorbachev, na extinta União Soviética. Em 1995, recebeu uma bolsa da Fundação Nieman na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. É autora de dez livros, entre eles as biografias de Hugo Carvana, Paulo Casé e Chico Buarque. Regina também produziu três documentários: “Edu Lobo, Vento Bravo” (2001), que dirigiu com Beatriz Thielmann, “A paixão segundo Callado” (2007), com roteiro seu e direção de José Joffily, e “Avenida Brasil 500”, produzido em conjunto com o fotógrafo Rogério Reis, um documentário afetivo ainda não lançado sobre a história do Jornal do Brasil.

- Renata Chiara
Formada pela PUC-Rio, Renata Chiara começou a carreira no Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, onde atuou na produção e edição de programas educativos. Em 2001, foi para a web e, no portal Globo.com, trabalhou na editoria de Cultura e desenvolveu sites de programas de TV e artistas. A volta para a tevê se deu em 2002, quando se juntou ao time de correspondentes da Rede Globo em Nova York. Ali trabalhou durante sete anos na produção de reportagens. Nesse período, cobriu duas eleições presidenciais americanas, cerimônias do Oscar, o furacão Katrina e outros eventos de relevância internacional. Voltou ao Brasil em 2009 e, desde então, trabalha no programa Fantástico. Entre os trabalhos recentes, destaca-se a série Lotação Esgotada, que abordou o tema da superpopulação mundial, e foi exibida durante a Rio+20.



6 DE MARÇO

MESA 1: O MERCADO FREELANCER

- Cezar Faccioli
Cezar Faccioli é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 1988 iniciou sua carreira como repórter da Gazeta Mercantil, onde ficou por quatro anos. Entre 1990 e 1993, atuou como assessor de imprensa da UFRJ e, em seguida, ingressou a equipe da InfoGlobo, como subeditor de Negócios, até 1994. Exerceu a mesma função no jornal O Globo, entre 1994 e 1995. Na área de Assessoria de Imprensa, Faccioli passou pela Insight e pela Transpetro, onde foi coordenador de imprensa (2008 e 2009) e assessor (2008 e 2010). Foi também colunista do Jornal do Brasil, de 2002 a 2005, e do Jornal do Commercio, de 1997 a 2002. Atua como freelancer desde 2010, a partir do seu ingresso na Revista 360°, e hoje é sócio da Bamboo, veículo para freelances e projetos especiais.

- André Arruda
Andre Arruda é formado em jornalismo pela Faculdade da Cidade, no Rio de Janeiro, onde nasceu. De 1992 até 1998 trabalhou no Jornal de Brasil capitaneado pelos editores Rogério Reis e Flavio Rodrigues, e ali vivenciou o que chama de “o fim da era de ouro do fotojornalismo”. Na década de 1990, trabalhou também no jornal O Globo. Em seu currículo constam ainda trabalhos para veículos como as revistas Vip, Época, Contigo, Veja. Como projetos paralelos, publicou os ensaios “Fortia Femina” e o livro “100 coisas que cem pessoas não vivem sem”. Realizou várias exposições fotográficas e recentemente atua nas áreas publicitária e editorial, com ênfase em retratos, paisagens urbanas e natureza morta, sem deixar de lado o trabalho autoral.

- Flávia Tavares
Jornalista especializada em esportes, Flávia passou a se dedicar à assessoria de imprensa de eventos há dez anos, depois de uma passagem pelo Diário LANCE! entre 1999 e 2003. Participou da cobertura de grandes competições internacionais como os Jogos Olímpicos de Londres 2012 e os Jogos Pan-Americanos Guadalajara 2011. Cobriu também os Jogos Mundiais Militares 2011, o Volvo Ocean Race 2008-09 e 2005-06, e o ATP Tour Brasil Open. Integrou o Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 na área de Operações de Imprensa e atualmente faz parte da equipe de comunicação do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, como especialista em Relações com a Imprensa.

- Carlos Vasconcellos
Carlos Vasconcelos é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalhou como assessor de imprensa da Petrobras, em 2006, e da Newsday Consultoria de Comunicação e Marketing, em 2002. Também foi repórter do Jornal do Brasil, em 1997, e da Gazeta Mercantil, em 1999. Entre 1998 e 2003 foi editor adjunto da América Economia, e viveu em Santiago, no Chile. Também foi editor na TV Brasil, de 2007 a 2011. Atualmente é editor da Revista da Previ e colaborador do Valor Econômico e da agência BNAmericanas, do Chile. Presta serviços também para empresas atendida à Casa do cliente, como a Coca-Cola, Endesa, Ampla, Petrobras e Infoglobo, entre outras.


MESA 2: PRATA DA CASA

André Ramalho tem 24 anos e há quatro é repórter da revisa Brasil Energia. Formou-se em Jornalismo pela UFF em 2010 e concluiu, em 2012, uma pós-graduação em Gestão Governamental e Avaliação de Políticas Sociais pela PUC-Rio.
Foi repórter freelancer do site espanhol Energías Renovables. Também coordenou o "Tá na Rede!", projeto do Colégio Paulo Assis Ribeiro, que posteriormente se tornou o objeto de estudo de sua monografia.

Luciana Webler Weyne é formada em Jornalismo pela UFF e em Letras pela Uerj. É repórter da rádio CBN, onde ingressou como estagiária em 2011.

Nathalia Almeida Vianna tem 25 anos e é editora do Bom Dia Brasil, da TV Globo, desde agosto de 2010. Formou-se em Jornalismo pela UFF em 2011. Em 2009, fez um intercambio acadêmico na Universidad Carlos III de Madrid, na Espanha, como bolsista do programa Santander Universidades.
      Ingressou na TV Globo em 2010 através do programa de estágio da emissora, para trabalhar na Intranet da Central Globo de Produções. Também trabalhou como repórter da comunicação interna do Projac. Antes, estagiou como redatora de notícias via SMS da M4U, empresa que desenvolve conteúdo e tecnologias para telefonia móvel.
Sua monografia intitulada “Correspondentes em Jerusalém: o trabalho de reportagem no centro do conflito israelo-palestino” concorreu no Expocom Sudeste 2012, na modalidade Livro Reportagem.

Robson Sales tem 24 anos e é repórter da rádio CBN. Antes, foi também estagiário e repórter da rádio BandNews FM. É formado em Jornalismo pela UFF, onde foi monitor da disciplina Radiojornalismo.
        Começou como estagiário do site esportivo O Gol. Em seguida, passou pelas assessorias de imprensa da CCR Ponte, concessionária que administra a Ponte Rio-Niterói, e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Thaise Constâncio formou-se na UFF em 2011 e desde então trabalha na Cajá - Agência de Comunicação. Antes dessa experiência, foi estagiária da Superintendência de Seguros Privados (Susep), do Canal Futura, Jornal do Brasil e Eletrobras Furnas.
          Em 2012, representou a universidade no XIX Prêmio Expocom Sudeste com o trabalho "Da África para o Brasil - As redes invisíveis e a articulação de estudantes africanos no Rio de Janeiro", que concorreu na categoria Jornalismo, modalidade Revista. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário