Perfil dos mediadores


4 de março


A REPORTAGEM INVESTIGATIVA (16h às 18h30)

Mediador da Mesa 1: MÁRCIO CASTILHO


Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Comunicação, Imagem e Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e está credenciado como professor no Programa de Pós-graduação na mesma instituição. Trabalhou nos jornais O globo, Extra e A Gazeta (ES). Atuou como assessor de imprensa do Governo do Estado do Espírito Santo e da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.



A COBERTURA DE GRANDES EVENTOS (19h às 22h)

Mediadora da Mesa 2: RENATA REZENDE


Professora Adjunta do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Também trabalhou como professora Adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). É Doutora em Comunicação pela Universidade Federal. Fez mestrado em Comunicação, Imagem e Informação, também na UFF, e especialização em Comunicação, Tecnologia e Gestão da Informação pela Faculdade Cândido Mendes de Vitória. É formada em Jornalismo pela UFES. Trabalhou por mais de 6 anos na TV Gazeta, afiliada da TV Globo em Vitória (ES). Já foi repórter, produtora, pauteira e editora final.






5 de março

JORNALISMO E LITERATURA(16h às 18h30)

Mediadora da Mesa 1: DENISE TAVARES


Jornalista, Mestre em Multimídia e Doutora em Integração Latino-americana. Atualmente coordena o BITS - Núcleo de Pesquisa, Produção e Extensão Multimídia da Comunicação Social, desenvolve o projeto de pesquisa “O Outro Sou EU”, com apoio da Faperj, orienta o projeto de Iniciação Científica “O audiovisual e as estratégias de integração latino-americana: o caso TAL e seus parceiros” e coordena, junto com a professora Renata Rezende e com a parceria da Unitevê (Canal Universitário de Niterói), a realização da revista eletrônica BITS Ciência.



A ARTE DA ENTREVISTA (19h às 21h)

Mediadora da Mesa 2: CARLA BAIENSE


Professora do Setor de Jornalismo da Universidade Federal Fluminense, é doutora em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ, mestre em Comunicação e Cultura pela mesma universidade, e formada em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense, com especialização em Marketing pelo Instituto Coppead/UFRJ. Atuou como editora, subeditora e repórter em jornais e revistas especializadas em negócios e novas tecnologias e na coordenação de projetos editoriais para veículos online. Na área de marketing, desenvolveu atividades ligadas à produção de cursos e eventos e à coordenação de campanhas de marketing de incentivo.





6 de março

O MERCADO FREELANCER (16h às 18h30)

Mediador da mesa 1: JOÃO BATISTA DE ABREU JUNIOR


Graduado em Jornalismo e em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Possui curso de especialização em rádio por Ciespal/ Radio Nederland Training Centre (1984), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Comunicação, também pela UFRJ (2004). Atualmente é professor associado do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Trabalhou no Jornal do Brasil, Rádio Jornal do Brasil, O Globo, TV Globo, TV Educativa e Jornal do Commercio, entre outros.



PRATA DA CASA (19h às 21h)

Mediador da mesa 2: ILDO NASCIMENTO


Ildo de Oliveira Nascimento é graduado em desenho industrial pela PUCRJ e atua nos campos da editoração e do design gráfico em publicações impressas e virtuais, editoras e agencias de publicidade. Na UFF desde 1992, é professor do curso de jornalismo e Mestre em Ciências da Arte. Realiza a produção gráfica do Controversas, seminário de jornalismo da Universidade Federal Fluminense.





Nenhum comentário:

Postar um comentário