quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Controversas se torna tradição no calendário do IACS

Prestes a ganhar sua quinta edição, evento mobiliza professores e alunos para organizar a semana de jornalismo da UFF

MARCOS KALIL

Realizado há três anos pela Universidade Federal Fluminense, o seminário Controversas se consolida como o principal encontro do curso de Jornalismo do IACS. Com o objetivo de aproximar os alunos da realidade do mercado de trabalho, o Departamento de Jornalismo já promoveu quatro edições do evento, reunindo alunos e professores, além de visitantes externos e jornalistas convidados, para debater assuntos inerentes à prática jornalística.

Evento é considerado principal encontro de debates e palestras do curso de Jornalismo da UFF


Na primeira edição, em novembro de 2010, o tema “A cobertura política no cotidiano e em anos de eleição” reuniu nomes como Chico Otávio, repórter especial do jornal O Globo, José Luiz Alcântara, diretor da sucursal do Estadão, Paulo Cesar Vasconcelos, repórter da Rede Globo, e Rosental Calmon Alves, da Universidade do Texas (via teleconferência).
A segunda edição do evento, com o título “Controversas Travessias Fotográficas”,  trouxe à UFF os ex-alunos Marcelo Carnaval (O Globo) e Renata Xavier, alem de exibir trabalhos fotográficos de oito alunos. O evento foi realizado em junho de 2011.
“A reportagem de Cidade e de Ciência, duas faces do trabalho jornalístico” foi o tema da terceira edição, realizada em novembro de 2011. Fábio Gusmão, editor de Cidade do Extra, Solange Duart, redatora da secretaria de redação do Globo, Alicia Ivanissevich, editora de Ciência da Ciência Hoje, Carol Barcelos, repórter da Rede Globo e ex-aluna, entre outros palestrantes, compareceram às mesas. A Fundação Euclides da Cunha (FEC), vinculada à UFF, apoiou essa edição.
Em junho de 2012, a quarta edição do evento foi realizada como atividade de greve. Mesmo com as atividades da UFF suspensas, o tema “Caminhos no Jornalismo Cultural” reuniu os ex-alunos Cláudia Lamego, da Fundação Roberto Marinho, Vivi Fernandes de Lima, da Revista de História da Biblioteca Nacional, e Flávia Midori, da Reader’s Digest Brasil.
Além de se dedicarem à organização do evento, os alunos do IACS enxergam o Controversas como um seminário capaz de esclarecer dúvidas e orientar os estudantes para futuras escolhas e posicionamentos no ramo.
“Um dos pontos positivos do evento é a variedade de temas e convidados. Como o Controversas é uma oportunidade para aluno ter contato com profissionais e discutir temas específicos, quanto maior o universo de assuntos, melhor”, afirma Nara Meireles, aluna do sétimo período de Jornalismo. “Fora que, a cada ano, é uma expectativa diferente”, acrescentou.
Para Roberta Amazonas, estudante do sexto período do IACS, o evento serve como um exemplo para os estudantes, fornecendo uma visão mais prática do que é aprendido em sala de aula.  “Além de dar a chance aos alunos para saber sempre um pouco mais sobre cada área, sobre aspectos diferentes das que vemos no mundo acadêmico, é ótimo poder ter contato com quem já passou pela sua posição de aluno e agora está aí, trabalhando e servindo de exemplo para a gente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário