quinta-feira, 7 de março de 2013

5ª edição do Controversas tem estreia com clima descontraído e participação dos alunos

MARIA EDUARDA CHAGAS


“Vamos dar início ao Controversas. Como esta é uma universidade federal, todos de pé para cantar o hino!”. O público que quase lotava o auditório Macunaíma da Universidade Federal Fluminense levantou-se achando estranho aquele pedido inusitado. Os primeiros acordes do hino nacional soaram, mas logo em seguida deram lugar à canção do Botafogo. Tratava-se de uma piada do professor Ildo Nascimento, alvinegro doente. Assim iniciou-se a quinta edição do Controversas nesta segunda-feira (4), cujo tema é Grande reportagem: jornalismo que não cabe em 140 caracteres.

Esse clima de descontração marcou o primeiro dia do evento promovido pelo setor de Jornalismo, sob coordenação da professora Larissa Morais, com o apoio de 14 alunos matriculados em uma Atividade de Projeto de Extensão e de professores do curso. Os convidados falaram sem pudores sobre sua vida profissional e o mercado de trabalho. Além disso, contaram casos e deram dicas para os futuros jornalistas que compunham a plateia.

A mesa de estreia discutiu a Reportagem Investigativa e contou com a participação de Alan Gripp (chefe de redação da Folha de S. Paulo), Elvira Lobato (recém-aposentada, fez carreira na Folha) e Francisco Regueira (repórter investigativo do Fantástico). Os jornalistas falaram dos desafios e dos métodos para a realização de uma reportagem mais aprofundada. As novas tecnologias e a invasão de privacidade das fontes agitaram o debate e suscitaram muitas perguntas dos estudantes.

O aluno do segundo período do curso de jornalismo, João Pedro Soares, foi um dos interessados pelo tema. Ele perguntou sobre o uso da câmara oculta. Frequentador estreante do Controversas, o estudante disse ter gostado bastante do primeiro dia do evento. “É uma oportunidade de ver esses caras que estão há muito tempo no mercado falando sobre a área”, explicou. Soares acrescentou ainda que essa interação é muito importante para eles, que questionam e refletem sobre o que vivenciam diariamente, e para os alunos, que podem conhecer um pouco mais da rotina de trabalho na profissão que escolheram.

Depois da primeira mesa, um coffee break bem agitado e recheado foi mais uma oportunidade de os alunos interagirem entre si e com os profissionais. O hall de entrada do auditório ficou lotado de pessoas trocando ideias enquanto faziam uma boquinha.
Depois, o sorteio da rifa e de livros da editora UFF deixaram a plateia bem animada e arrancou risos e aplausos do público antes do início da segunda mesa de debate do dia, cujo tema foi Cobertura de Grandes Eventos. Com participação de Aydano André Motta, Dario Leite, Paulo Henrique Ferreira e Fabiana Guimarães, o debate teve como foco o papel e a atuação do jornalista em acontecimentos como a Copa do Mundo, as Olimpíadas, o Carnaval e o Rock in Rio.

Um ponto interessante dessa mesa foi a presença da assessora de imprensa da Approach, Fabiana Guimarães. Com uma apresentação de Power Point bem organizada, ela fez o contraponto com os jornalistas e mostrou os desafios e resultados do seu trabalho de assessoria de um dos principais eventos de música do país.

Muito participativos, os alunos faziam anotações e questionaram os convidados acerca de vários temas. No entanto, essa mesa teve apresentações iniciais mais longas e restou um tempo reduzido para as perguntas no final.
Um dos destaques dessa abertura do Controversas foi a exibição do vídeo sobre o jornal O Casarão. Criada na década de 1990, a publicação realizada por estudantes da UFF tinha uma boa aceitação na época. O próprio jornalista Alan Gripp, ex-aluno da faculdade, comentou ao iniciar sua fala de apresentação “Já fiz muitas matérias para O Casarão”. Depois de algum tempo desaparecido da universidade, o jornal retornou com força total em 2012.
O vídeo arrancou boas risadas e muitos aplausos do público. Gustavo Cunha, um dos idealizadores do projeto comentou que ainda não tinha visto o filme editado e gostou do resultado. “A importância do vídeo é fazer as pessoas conhecerem O Casarão e chamá-las a participarem”, disse. Fica lançado o convite.
 

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