sexta-feira, 15 de março de 2013

Estudantes de Jornalismo discutem sobre a profissão em série de debates

Quinta edição do Controversas levou grandes nomes ao auditório Macunaíma

CAROLINA MEDEIROS

A quinta edição do Controversas, realizada nos dias 4, 5 e 6 de março, contou com a presença de mais de 140 pessoas, já no primeiro dia. Com o tema ‘Grande Reportagem – O Jornalismo que não cabe em 140 caracteres’, o evento discutiu o dia-a-dia dos profissionais da área que se dedicam à prática tradicional da profissão.

O tema foi aprovado pelos estudantes, que aproveitaram a oportunidade para conhecer um pouco mais sobre o mercado de trabalho. A estudante Janaína Medeiros participou pela primeira vez do encontro e elogiou o assunto escolhido. “Levaram em consideração a dificuldade em se fazer jornalismo de qualidade no Brasil. Ainda mais com a internet, onde todo mundo se acha um pouco repórter". Janaína, que cursa o primeiro período de Jornalismo, apontou a participação do repórter Geneton Moraes Neto como um dos melhores momentos do Controversas.

Recém formado, pela universidade Estácio de Sá, o jornalista Hebert Maia já havia participado do Controversas. “Gosto de participar destes eventos com profissionais de comunicação. É sempre bom aprender com pessoas que tem mais experiência na área". Trabalhando como freelancer há um ano, Hebert considerou a mesa sobre o assunto uma das mais interessantes. “Deu pra pegar algumas dicas e pensar um pouco sobre nossas práticas no trabalho".

Os alunos de jornalismo não foram os únicos que prestigiaram os debates. A estudante de publicidade Samantha Teixeira acha a interação entre os cursos proveitosa e se interessou principalmente pela oportunidade de conhecer profissionais que estudaram na UFF. “Gostei da escolha dos palestrantes para o ‘Prata da Casa’. É sempre bom ver alunos que se dedicaram e hoje estão bem no mercado".

Para Ana Carolina Mascarenhas, estudante de jornalismo do 7º período, o sucesso do evento se dá pelas histórias compartilhadas pelos profissionais. “Mostra que até os jornalistas renomados passam por alguns sufocos”. Ana destacou a participação da repórter do jornal O Globo, Mariana Filgueiras. “Mesmo com 'pouco tempo' de estrada ela se mostrou uma excelente profissional. Esse ano o Controversas se superou".

Nenhum comentário:

Postar um comentário