Evento reunirá profissionais renomados para discussão sobre a construção e os diferentes estilos de textos
NÍVIA PASSOS
Mais do que um simples conjunto de perguntas e respostas, quando bem produzidas, grandes entrevistas podem revolucionar toda uma época, romper silêncios e causar impactos marcantes no público. Um dos maiores exemplos disso é a entrevista de Richard Nixon, ex-presidente dos Estados Unidos, ao apresentador de TV David Frost, logo após o escândalo de Watergate em 1972, um dos casos de corrupção política de maior repercussão no Ocidente.
Nesse caso, Frost explorou uma estratégia inteligente aliada a perguntas bem formuladas e força de vontade para extrair respostas marcantes de um dos presidentes mais controversos da história americana.
É justamente o poder de conseguir entrevistas que fogem do óbvio, do simples “sim ou não”, que será discutido em uma das mesas desta edição do Controversas. O debate que será no dia 5 de março, a partir das 19h - , contará com a presença dos jornalistas Geneton Moraes Neto (repórter especial da Globo News); Regina Zappa (que falará sobre o processo de entrevistas para as três biografias que escreveu); e Renata Chiara (atualmente produtora do Fantástico, na Rede Globo).
O encontro é uma oportunidade para os futuros jornalistas conhecerem mais da carreira de grandes nomes do jornalismo brasileiro e, ao mesmo tempo, tirar dúvidas e aprender com mestres da entrevista e da reportagem. A quinta edição do Controversas será de 4 a 6 de março, no auditório Macunaíma, no campus do Gragoatá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário