quinta-feira, 7 de março de 2013

Os bons filhos ao IACS retornam

Ex-alunos do curso de Jornalismo da UFF relatam experiências no mercado de trabalho e relembram dos tempos de estudantes na universidade

YURI BOBECK




Lembranças, boas histórias, épocas de IACS, tempos de UFF. Foi nesse clima descontraído que a primeira edição de 2013 do Controversas se despediu, com a mesa ‘Prata da Casa’, mediada pelo professor Ildo Nascimento.
 
Seis ex-alunos do curso de Jornalismo da UFF estiveram presentes no auditório Macunaíma nesta quarta-feira, dia 6, para contar suas experiências no mercado profissional, além de recordar suas histórias na universidade.
 
André Ramalho, repórter da revista ‘Brasil Energia’; Luciana Weyne e Robson Sales, repórteres da rádio CBN; Nathalia Vianna, editora do ‘Bom Dia Brasil’, da TV Globo, Thaise Constâncio, assessora na agência de comunicação Cajá, e Luíza Baptista, do portal globo.com, compartilharam suas trajetórias profissionais desde os primeiros estágios e suas memórias afetivas dos tempos recentes de faculdade. “Hoje quando passei de carro pelo IACS bateu aquela saudade”, contou Luciana. Boas recordações também partilhadas por Thaise e Luíza, “bons tempos que deixam saudades”, e também por André Ramalho, “você sai do IACS, mas o IACS não sai de você”.
 
Na rádio CBN desde o ano passado, Robson Sales falou sobre os desafios do dia-a-dia em uma das maiores emissoras de rádio do país. “Você precisa saber de tudo, você cobre tudo, esse é o grande desafio. Se está caindo um temporal você vai pra rua ver o que está acontecendo, e não pra casa”. Nathalia Vianna abordou a responsabilidade de se trabalhar num dos principais telejornais da Rede Globo. “O mais importante é que você precisa ser inventivo, criativo, saber tomar decisões. Saber o que é realmente notícia, e se ela tem relevância local ou nacional”.
 
A editora do ‘Bom Dia Brasil’, assim com os demais ‘pratas da casa’, também deu dicas para aqueles que estão prestes a entrar no mercado de trabalho jornalístico. “Leia muito, procure sempre ter um olhar diferente, e não tenha medo de errar, de recomeçar 79 vezes. É assim que se aprende.”
 
E no encerramento de mais uma edição do Controversas, o professor Ildo Nascimento exibiu um vídeo emocionante com imagens de alunos do curso de Jornalismo da UFF em diferentes fases na universidade, e também uma homenagem à professora Larissa Morais, idealizadora e coordenadora do projeto Controversas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário